![]() ![]() ![]() ![]() Gurdjieff International Review Bem vindo à Gurdjieff International Review—fonte de ensaios informativos e comentários sobre a história, escritos e ensinamentos George Ivanovitch Gurdjieff. O Sr. Gurdjieff foi um homem extraordinário, um mestre no mais puro sentido. Seus ensinamentos dirigem-se a nossas perguntas mais essenciais: Quem sou eu ? Por que estou aqui ? Qual o propósito da vida, e da vida humana em particular ? Quando jovem, Gurdjieff incansavelmente investigou essas questões e convenceu-se de que as respostas práticas encontravam-se nas antigas tradições. Após muitos anos de busca e de prática, ele descobriu respostas e então dedicou-se a colocar o material prático que aprendera numa forma inteligível ao mundo Ocidental. Gurdjieff afirmava que, devido às condições anormais da vida moderna, nós não funcionamos mais de forma harmoniosa. Ele ensinou que para nos tornarmos harmoniosos, devemos desenvolver novas faculdades—ou concretizar potencialidades latentes—através de um “trabalho sobre si”. Ele apresentou seus ensinamentos e idéias em três formas: escritos, música e movimentos, que correspondem ao nosso intelecto, emoções e corpo físico.
Excertos das Palestras e Escritos de
|
![]() |
![]() “Existem de fato mentes inquiridoras, que anseiam pela unidade do coração, que a buscam, empenham-se para resolver os problemas colocados pela vida, tentam penetrar na essência das coisas e dos fenômenos e adentrar em si mesmos. Se um homem raciocina e pensa de forma mais consistente, independentemente do caminho que ele siga na solução desses problemas, ele deve inevitavelmente regressar a si mesmo, e começar com a solução do problema do que ele mesmo é e qual o seu lugar no mundo à sua volta.” G. I. Gurdjieff
Tradução para o Português: por Sociedade para o Estudo e Pesquisa do Homem–Instituto Gurdjieff, Rio de Janeiro, Brasil. Em 13 de Novembro de 2001.
Copyright © 2002
|